Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64224

Comparte esta pagina

Título : Ressignificação da masculinidade através da comunicação não violenta : impactos e implicações no respeito aos direitos humanos em contextos escolares
Autor : OLIVEIRA, Ericka Anulina Cunha de
Palabras clave : Comunicação não violenta; Masculinidades; Direitos humanos
Fecha de publicación : 19-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Ericka Anulina Cunha de. Ressignificação da masculinidade através da comunicação não violenta : impactos e implicações no respeito aos direitos humanos em contextos escolares. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa analisa o impacto dos conceitos e das vivências da Comunicação Não Violenta (CNV) na ressignificação da masculinidade em meninos, com o objetivo de compreender se a CNV pode colaborar, dentro do ambiente escolar, para a ressignificação da masculinidade dos participantes e, consequentemente, para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos. Utilizando uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada, a metodologia adotada inclui a pesquisa-ação e a revisão bibliográfica de autores relevantes nos campos conceituais de estudo. As técnicas de coleta de dados envolvem observação e questionários. Os resultados indicam que os conceitos e práticas de CNV podem contribuir para a ressignificação da masculinidade entre os alunos participantes. A prática da CNV ajudou os meninos a desenvolverem uma maior capacidade de identificar e expressar suas necessidades e emoções de maneira não-agressiva, demonstrando potencial para promover um ambiente escolar mais respeitoso e compreensivo. Além disso, a CNV facilitou a desconstrução de estereótipos de masculinidade que desvalorizam a vulnerabilidade emocional, permitindo uma expressão mais autêntica das identidades dos participantes. Em conclusão, a pesquisa demonstra que a CNV pode ser uma ferramenta valiosa para abordar questões de gênero e masculinidade nas escolas, contribuindo para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso, que fortalece o respeito aos direitos humanos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64224
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ericka Anulina Cunha de Oliveira.pdf3,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons